MOMENTOE ESPECIAIS !!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ABIGAIL!!

O capitulo 25 de 1Samuel narra uma bela historia.Deus usa Abigail para impedir que Davi cometesse um grande mal contra seu marido Nabal.

A pós a morte de Samuel, Davi desceu para o deserto de parã, Havia um homem em Maom que tinha as suas possessões no Carmelo. Este homem era muito rico, pois tinha três mil ovelhas e mil Cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. Chamava-se o homem Nabal, e sua mulher chamava-se Abigail; era a mulher sensata e formosa; o homem, porém, era duro, e maligno nas suas ações; e era da casa de Calebe. Ouviu Davi no deserto que Nabal tosquiava suas ovelhas.Enviaram-lhe dez mancebos, dizendo-lhes: Subi ao Carmelo, ide a Nabal e perguntai-lhe, em meu nome, como está na verdade Davi queria ser favorecido.Nabal recusa a dá qualquer tipo de ajuda a Davi “Ao que Nabal respondeu aos servos de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? Muitos servos há que hoje fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e os daria a homens que não sei donde vêm? (10,11”).

Davi reage com indignação (vv. 12, 13, “ Então os mancebos de Davi se puseram a caminho e, voltando, vieram anunciar-lhe todas estas palavras”.Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e Davi também cingiu a sua, e subiram após Davi cerca de quatrocentos homens...,Um dentre os mancebos, porém, o anunciou a Abigail, a ingratidão de seu marido Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; e ele os destratou.Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bom, e nunca fomos agravados deles, e nada nos desapareceu por todo o tempo em que convivemos com eles quando estávamos no campo.De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. Considera, pois, agora e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa. Abigail reage com sabedoria. Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas assadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos secos, e os pôs sobre jumentos. E disse aos seus mancebos: Ide adiante de mim; eis que vos seguirei de perto. Porém não o declarou a Nabal, seu marido (vv.18,19). A Bíblia diz que a mulher sabia edifica a sua casa, mas a tola derruba a com as mãos (Pv 14 1). A mulher sábia faz do seu lar um lugar de refúgio e de paz e de alegria, ao passo que a mulher imprudente se descuida de sua casa e de sua família. Abigail usou de sabedoria num momento tão delicado; um confronto sangüento estava preste a acontecer entre Davi e Nabal. Sem que seu marido soubesse, Abigail usou sua estratégia e humildade (v 23), enviada por Deus para apaziguar Davi; evitando uma grande tragédia (v 26). Davi reconhece e agradece a Deus (32-35).

2 comentários:

  1. Boa Noite! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"! Acesse: http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE :